segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Novidade - Notas Novas

Outra novidade divulgada recentemente é referente às novas notas do Real, que se assemelham às do Euro, tendo cada uma um tamanho, de acordo com seu valor. Sendo assim, a de 2 Reais seria a menor e a de 100 seria a maior.
Vejam a seguir a comparação das notas antigas com as notas novas:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEFc-DLs7nzvEbVfbjs7wp5YXKRo-P2hS9tfUJmMOIaV5yGlI1cgYmxECSZR9rS6Eo7a_5gFWBtH9i1y6EkSwx3Vc0Lk7zXIjh-8-ySJBYHNIa4NXdMWq6aJO6IU0RPjH0uJkGhkdqvLA/
O mais interessantte é que a nota de 1 real foi totalmente eliminada. Já não encontramos mais tais notas nos estabelecimentos. Hoje em dia, quem tem uma, deve guardar ao invés de gastar, pois, futuramente ela valerá uma boa grana.
http://yougol.files.wordpress.com/2009/06/1real.jpg
Quem diria que, um dia, a nota de 1 Real pudesse valer mais do que o valor próprio?
Uma imagem como a de cima poderá ser considerada uma montagem.
O museu do dinhero deve ter essa preciosidade guardada, pois, um dia, nós iremos contar aos nossos filhos, netos, sobre a existencia da nota de 1 Real e eles não acreditarão, justamente por não temos como provar sua existencia.
Mas porque o seu sumiço?
Diz uma 'lenda' que o sumiço dessas notas se deve à falsificação das notas de 100 reais.
Como a nota de 1 real é a que possui  menos valor, é usado um produto que tira a tinta impressa no papel moeda para se imprimir notas de100 por cima.
Por isso, se você pegar numa nota de 100 reais, lembre-se de que ela pode ter sido, numa vida passada, uma simples nota de 1 Real.
E falando em dinheiro que sumiu, nunca mais vimos as moedas de 1 centavo, tão úteis quanto as outras moedas (às vezes éram usadas para comprar balas, ou dar o dinheiro certinho no mercado, sem que ambas partes ficassem se devendo), nem as notas de 10 reais de plástico, que segundo o objetivo para o qual foi planejado, era para previnir aos desavisados que deixam dinheiro no bolso, de perderem as notas, molhadas na hora de lavar a roupa. O plano pouco deu certo, pois as notas não rasgavam molhadas (nem sequer se molhavam), mas rasgavam secas.
Talvez seja por isso que elas desapareceram. Definitivamente foi uma ideia que não deu certo.
Se você não se lembra da nota de plástico, vai aqui uma imagem dela:

Quanto às notas de um real, devemos sonhar com sua volta. Se você quer isso, digite no Twitter a Hashtag #VoltaUmReal, e, quem sabe, não conseguimos forçar o Banco Central a dar uma nova cara para o 1 Real também.
Afinal de contas, 1 Real é dinheiro.
Bjs

Nenhum comentário: